A Polícia Militar (PM) realizou na manhã desta segunda-feira (14) uma operação para coibir o transporte clandestino na saída do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A blitz aconteceu na Avenida Rocha Pombo, das 7 horas até as 9 horas. Entre 150 e 200 veículos foram vistoriados pela PM, que contou também com o apoio da Guarda Municipal.
Segundo o capitão Periguari Dias Fortes, comandante da 1ª Cia de Policia Militar de São José dos Pinhais informa que na operação desta segunda não foi flagrado nenhum transporte irregular. “Encontramos carros suspeitos [de fazer esse transporte], mas estavam sem transportar ninguém”, afirma. Segundo ele, quem usa esses veículos pode ser suspeito de outros crimes, como roubos, sequestros e cobrança indevida. “Fazemos esse tipo de operação também para conscientizar as pessoas sobre os riscos em usar um transporte pirata”, explica o capitão.
As operações para coibir essa prática, de acordo com Fortes, tem sido uma constante na região. “O segredo do sucesso da operação é fazê-la em segredo e de surpresa ”, comenta. No mês passado, segundo o comandante, 500 veículos foram fiscalizados, sendo que seis pessoas assinaram termo circunstanciado por estarem fazendo transporte ilegal e foram lavradas 18 notificações.