A Polícia Militar cumpriu ontem pela manhã dois mandados de reintegração de posse no interior do Estado. A fazenda Santa Rosa, no município de Mangueirinha, e a Base Náutica do governo do Estado, em Santa Helena, estavam ocupadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais (MTR).
Nas duas áreas ocupadas, a retirada das famílias de lavradores foi pacífica. ?Fizemos duas operações tranqüilas, sem conflitos, só com negociação entre o governo e os sem terra?, disse o capitão Paulo Mendes de Camargo, chefe da Sessão de Planejamento e Operações do Comando do Policiamento da Capital (CPI).
Na fazenda Santa Rosa, em Mangueirinha, participaram da operação cerca de 150 policiais. Duzentas pessoas ligadas ao MST, que estavam instaladas na propriedade desde 10 de janeiro deste ano, aceitaram sair pacificamente. A fazenda tem 805 alqueires de terra e abrigava produção agrícola e criação de gado. De acordo com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o proprietário havia feito uma proposta de venda antes da ocupação, que foi cancelada após a ação do MST.
Na Base Náutica do governo do Estado, em Santa Helena, cerca de quarenta integrantes do MTR estavam instalados desde 22 de junho de 2005. O local é área de reserva que fica às margens do lago de Itaipu.