Foto: Lucimar do Carmo

Área onde acidente ocorreu foi fechada. Apesar do problema, movimento foi intenso.

continua após a publicidade

Uma pessoa ficou levemente ferida quando uma plataforma de ônibus improvisada no terminal do Alto Maracanã, em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, cedeu ontem pela manhã. A chapa de metal estava no local há seis meses, pois o terminal passa por obras desde janeiro. De acordo com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), o excesso de peso foi a causa do incidente. A reforma no terminal deve ser finalizada até o final do ano, segundo o órgão.

O coordenador da Comec, Alcidino Bittencourt Pereira, explicou que ainda não tinha entrado em contato com a pessoa que se feriu, mas que pretendia fazer isso ainda ontem. Porém, ele admitiu que a estrutura improvisada não foi devidamente pensada para o ligeirinho (que faz a linha Colombo-CIC), pois não suportou o grande número de passageiros.

?Era horário de pico. A plataforma deixou a desejar?, disse Pereira. Ele informou que a estrutura foi reforçada ontem mesmo. Em junho, a reforma no terminal foi paralisada por 30 dias. Os percalços que atrasaram a obra, explicou Pereira, aconteceram devido à substituição da empresa que fazia o trabalho anteriormente, que descumpria o contrato. ?Temos também o problema de fazer uma obra em um local que não pode fechar, que tem muitas pessoas circulando todos os dias. Isso dificulta, sem dúvidas?, comentou.

Usuários

No terminal do Maracanã, circulam todos os dias cerca de 70 mil usuários do transporte coletivo. Por lá passam pelo menos quinze linhas de ônibus. A obra prevê ampliação das áreas de embarque, de circulação de passageiros e comercial. Os usuários faziam constantes reclamações da estrutura do terminal, afirmavam que o local não suportava tanta gente. Por conta disso, começou a ser construído o terminal do Guaraituba, também em Colombo, na tentativa de desafogar o Maracanã. Segundo Pereira, antes disso a média de passageiros no Maracanã era de 100 mil por dia. Ainda de acordo com o coordenador da Comec, com a obra no Maracanã a vida útil do local será de mais 20 anos. Os últimos detalhes da obra do terminal do Guaraituba devem ser finalizados em um mês. 

continua após a publicidade