Plano de saúde ao trabalhador em discussão

“Curitiba não poderia fugir ao desafio de implementar um plano de saúde para o trabalhador”, disse o secretário municipal da saúde, Michele Caputo Neto, no Seminário Pré-Conferência de Saúde do Trabalhador, no Colégio Estadual do Paraná. O encontro, realizado no final de semana, foi uma preparação para a 1.ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador, marcada para o mês que vem.

O encontro de junho terá como tema “Trabalhar, sim, adoecer, não-Efetivando a atenção integral à Saúde do Trabalhador com aplicação do Controle Social”. É desse debate que vai sair o Plano de Saúde do Trabalhador de Curitiba. A realização é do Conselho Municipal de Saúde e Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador, com apoio da Secretaria Municipal da Saúde e Serviço de Saúde do Trabalhador (SST/SMS).

Como estabelece a Constituição Federal de 1988, é competência do SUS desenvolver ações de saúde do trabalhador, inclusive as referentes ao ambiente de trabalho. As ações devem ser descentralizadas, municipalizadas e planejadas com base epidemiológica e controle social. “São essas ações que aperfeiçoam o diagnóstico e o registro de doenças do trabalho”, avaliou o secretário Michele Caputo Neto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo