O Plano Diretor para o Desenvolvimento dos Municípios da Região do Cantuquiriguaçu, entregue na última sexta-feira em Laranjeiras do Sul, aponta os problemas, soluções e caminhos a serem seguidos para promover o desenvolvimento dos 19 municípios da região. O plano é o resultado de um trabalho conjunto da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Iapar, Emater-PR, Associação dos Municípios do Cantuquiriguaçu e prefeituras municipais. O trabalho contou com recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
O vice-governador e secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, que participou da solenidade de entrega, disse que a sua pasta, dando ênfase aos programas de apoio às regiões mais pobres do Estado, escolheu a região do Cantuquiriguaçu como um dos quatro territórios paranaenses onde serão intensificadas ações de extensão rural e a pesquisa. O secretário afirmou que o objetivo é promover as mudanças que o plano diretor sugere em conjunto com a sociedade.
Recursos
As verbas necessárias para a implantação dos projetos devem surgir à medida que sejam elaborados projetos que possam usar recursos de programas já existentes. Pessuti destacou, por exemplo, o programa de universalização da energia elétrica em que o governo federal financia 50% dos custos para levar eletricidade às propriedades rurais e o restante da despesa ficaria por conta dos estados, municípios e produtores. Já os programas Paraná 12 Meses e Leite das Crianças foram indicados como forma de o produtor conseguir recursos para melhorar a atividade leiteira e financiar a construção de usinas de beneficiamento de leite na região.
O prefeito de Laranjeiras do Sul, Claudir Justi, presidente da Associação do Cantuquiriguaçu, lembrou que o plano diretor é um grande passo para a região. “Esse projeto é uma forma de administrar idéias e dar condições de trabalho para os técnicos. Nossa região deve mudar de cara”, afirmou. Ele disse que agora os municípios vão trabalhar em conjunto a partir do plano diretor.
“A nossa maior indústria é a agricultura e precisamos de incentivo maior ao pequeno produtor. Mas para isso, primeiramente, os municípios têm que melhorar a infra-estrutura da região, readequando as estradas rurais. O plano diretor será o alicerce para a reconstrução da nossa região”, conclui.
Durante a solenidade, o presidente do Iapar, Onaur Ruano, e Sabino Campos, diretor-presidente da Emater-PR, receberam placas em reconhecimento à participação dos técnicos na definição do plano diretor. Representantes de quatro municípios da região também receberam os cheques referentes aos recursos do Pronaf. Ao todo os municípios de Virmond, Quedas do Iguaçu, Laranjeiras do Sul e Nova Laranjeiras receberam R$ 351 mil que irão beneficiar 590 produtores.
Diretrizes
O trabalho de definição do plano diretor começou em junho do ano passado. Técnicos das secretarias municipais sob a orientação do Iapar e Emater, levantaram as necessidades da região. O trabalho aponta dez premissas que devem orientar os projetos de desenvolvimento regional.
A primeira delas é o resgate da cidadania e garantia de acesso da população às políticas públicas. Os dados mostram que entre 10% e 15% dos adultos da região não têm documentos e ainda há muitas terras sem títulos, o que dificulta o acesso aos serviços de crédito de programas federais e estaduais. Ainda constam no plano ações para diminuir o analfabetismo entre jovens e adultos. Outro ponto importante é a geração de postos de trabalho e renda, com o apoio aos assentamentos planejados e à agricultura familiar.