A mais antiga pista de skate de Curitiba, na praça do Rendentor (praça do Gaúcho), no São Francisco, está como nova. O prefeito Beto Richa entrega neste sábado (19), às 16h, a pista reformada. No domingo (20), uma grande festa com DJs, bandas e apresentação de skatistas profissionais marca a primeira reforma da mais tradicional pista de skate da cidade.
“A pista do Gaúcho é uma referência para o skate curitibano. Muitos atletas tiveram o primeiro contato com o esporte nessa pista, que agora está ainda melhor e mais adequada para as manobras”, diz Richa. Entre os nomes confirmados para testar a nova pista do Gaúcho estão Daniel Vieira, Diego Oliveira, Rodil Júnior (Ferrugem), além de outros atletas.
Essa é a primeira reforma desde a inauguração da pista, em 1978. A principal interferência feita pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi no piso da pista. O antigo pavimento de cimento bruto foi raspado e recebeu uma nova camada de granitina (cimento misturado com pedriscos). Depois foi lixado e recebeu uma camada de impermeabilizante, deixando a superfície mais lisa.
O material do novo piso foi sugerido pelos skatistas que usam a pista. Mais lisa e uniforme (sem rachaduras), o piso melhora o desempenho dos atletas. Curitiba tem atualmente 23 pistas de skate, cinco delas implantadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente desde 2005. Todas são para recreação e iniciantes no esporte, e ficam em diferentes regiões da cidade.
Em agosto de 2007, foi inaugurada a maior pista pública de skate da cidade, com 450 metros quadrados. A pista fica dentro do Centro de Esporte e Lazer, Avelino Vieira, no Bacacheri. Por dia, usam a pista mais de 500 praticantes de skate de diferentes idades e regiões da cidade.