O quarto boletim de balneabilidade, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (12), aponta aumento do número de pontos impróprios para banho no litoral do Estado. Eram 21 nas duas últimas semanas e agora são 23, o que representa 47% dos 49 locais monitorados. São oito áreas com má qualidade da água em Matinhos, sete em Guaratuba, quatro em Pontal do Paraná, três em Morretes e Antonina e uma na Ilha do Mel, em Paranaguá.
A maioria dos pontos inadequados para os banhistas é a mesma da última relação. Deixaram a lista dos locais impróprios: Rua Jacarezinho, na Praia Brava de Caiobá; Rua Pedro Álvares Cabral, no Balneário Brejatuba, e Prainha, ambos em Guaratuba. Apareceram pela primeira vez como pontos não recomendáveis para banho: Avenida Principal (ponte) do Balneário Olho D’água, em Pontal do Paraná; Rua Céu Azul, na Praia Mansa de Caiobá; Rua Guairacá, na Barra do Saí, em Guaratuba; Porto de Cima, no Rio Nhundiaquara, e Rio Marumbi, próximo à Ponte Estrada Anhaia, em Morretes.
De acordo com o IAP, o grande número de turistas e as chuvas que ocorrem nessa época do ano são os principais motivos que influenciam na qualidade da água no litoral. Outro fator que interfere, segundo o órgão, é a conscientização dos veranistas para não alugar casas sem a ligação correta na rede de esgoto e não jogar lixo em lugares proibidos.
O monitoramento feito durante a Operação Verão Paraná 2011/2012 servirá como estudo para desenvolver programas para melhorar a qualidade da água nas praias nas próximas temporadas.