Junto com os característicos artesanatos locais, água de coco e caldo de cana, no centro de Antonina, litoral do Paraná, é possível encontrar pintinhos de galinha para vender. Este comércio virou atração durante esta semana para curiosos e turistas em frente à Estação Ferroviária.

continua após a publicidade

Mais do que somente chamar a atenção, o negócio tem sido lucrativo para o comerciante Luiz Carlos, que sai de Ponta Grossa para vender os animais, cujo preço unitário é de R$ 2.

“Vendo, em média, mil pintinhos por semana”, calcula. Luiz Carlos percorre todo o litoral com o negócio, que pratica há 40 anos. “Muita gente dos sítios e locais mais afastados de Antonina procura as aves, mas no inverno acaba sendo melhor porque, diferente de Curitiba, aqui não fica tão frio”, conta o vendedor.

Já no artesanato, panelas de barro, balas de banana, mel e cachaça, produtos locais, são os mais pedidos pelos turistas que visitam Antonina. Nas últimas semanas, um dos produtos mais procurados em uma das casas de artesanato mais conhecidas da cidade, a Betty’s Presentes, decorada a caráter, foi o “kit caranguejo”, para facilitar a vida de quem for comer o crustáceo.

continua após a publicidade

“A procura depende muito do tipo de turista que chega, se é estrangeiro ou brasileiro. Dependendo da cidade de onde a pessoa vem, as lembrancinhas requisitadas também variam muito”, afirma a dona, Elisabeth Carraro. Artistas locais também expõem seus trabalhos na casa de artesanato Art’Nina.