OPA!

Pinhão tem colheita e venda liberadas no Paraná, desde que maduro

Paraná libera venda e consumo de pinhão.
Paraná libera venda e consumo de pinhão. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

A colheita, venda, transporte e armazenamento do pinhão estão liberados no Paraná a partir desta sexta-feira (1º). No entanto, é preciso que o pinhão esteja maduro para que possa ser comercializado. A liberação ocorreu pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Recentemente a venda, quando ainda era proibida, foi flagrada no Centro de Curitiba. Agora está liberado.

As normas e instruções de comercialização do pinhão são estabelecidas na Portaria IAP nº 046/2015 e têm como objetivo conciliar a geração de renda e proteger a reprodução da araucária, árvore símbolo do Paraná, ameaçada de extinção. Quando o pinhão cai ao chão, é uma oportunidade para animais, como a cutia, ajudarem a semear o fruto em outros lugares, garantindo a reprodução da araucária.

+Viu essa? Radar na Linha Verde multou 13,5 mil motoristas em apenas um mês. “Uma pegadinha de mau gosto”

A semente da araucária se forma dentro de uma pinha fechada, e que se abre para liberar o pinhão. As pinhas maduras desprendem dos galhos geralmente entre os meses de abril a agosto e quando arrebentam esparramam as sementes do seu interior. 

Proibição e venda clandestina

Mesmo sendo colhido a partir desta sexta, é proibido o consumo e venda do pinhão verde. As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar tóxico para o consumo humano. Se consumido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. Também não é permitida a venda de pinhões trazidos de outros Estados.

Denúncias sobre a venda irregular e demais infrações ambientais podem ser feitas no link Fale Conosco, no site do IAT , pelo telefone do Instituto em Curitiba – (41) 3213-3700 – ou, ainda, nos Escritórios Regionais do IAT e na Polícia Ambiental.

Quanto a venda ilegal, a Tribuna do Paraná flagrou na segunda quinzena de março, a comercialização do pinhão na Rua Marechal Deodoro, esquina com a Travessa da Lapa, no Centro. A data permitida por lei para a venda é a partir do 1.º de abril.

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil
Mania de Você

Moema tenta convencer Rudá a ficar no Brasil

Clarice sente dor de cabeça
Garota do Momento

Clarice sente dor de cabeça

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna