A população de Rio Negro decidiu na última quarta-feira que o pináculo, uma torre ornamental gótica, que está localizado no telhado do fórum da cidade, deve ficar como está. Ele foi implantado em 1928 e um ano depois acabou inclinando devido a ação de um raio. Em outubro, o prédio começou a ser restaurado e surgiram dúvidas sobre o destino da torre. Em uma votação, os moradores decidiram manter o pináculo torto, como sempre conheceram.
A coordenadora-geral da obra de restauração do Fórum, Carmem Paluch, comenta que a maioria da população não sabia que o pináculo estava inclinado. Pensavam que se tratava de uma caneta e de um tinteiro, que representavam a caneta da Justiça.
Carmem explica que a população foi ouvida porque a maioria cresceu vendo a obra daquele jeito e não seria certo simplesmente endireitá-la. Como restauradora, ela acha que a torre deveria voltar a sua forma original. Mas como cidadã, tem uma opinião diferente. Ela nasceu na cidade e acha que a população acertou na escolha.
A votação aconteceu numa tradicional feira da cidade, a Feira da Lua. Participaram 350 pessoas, e 70% optaram por deixar o pináculo como está. Agora, ele vai passar apenas por um processo de limpeza. Está marcado para o dia 22 de janeiro a inauguração do prédio.