PF, PRF e Receita realizam operação padrão na fronteira

Policiais federais, policiais rodoviários federais e servidores da Receita Federal realizaram na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Padrão na região oeste do Paraná. A mobilização ocorreu no trevo Cataratas (encontro das BRs 277, 369 e 467 e a Avenida Brasil), em Cascavel, e na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu.

A operação intensificou a fiscalização nestes locais, com a intenção de mostrar para o governo federal a importância de valorizar os agentes que já atuam na fronteira e a necessidade de mais investimentos na região. A mobilização ocorreu em todos os estados que possuem fronteiras com outros países.

“A fronteira está abandonada. O governo federal tem demorado demais, apesar das boas intenções e da vontade política. Os policiais lotados na fronteira precisam de uma resposta do governo. Tem sido feitas promessas e os projetos são bons, mas na prática nada está acontecendo, comenta Silvio Jardim, presidente do Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Paraná (Sinpef-PR).

Em junho deste ano, o governo federal lançou o Plano Estratégico de Fronteiras. O projeto prevê a duplicação do efetivo nestas regiões, melhoria nas instalações e um pagamento de um adicional para os profissionais lotados na fronteira. “O adicional seria uma maneira de pelo menos os policiais terem uma motivação maior, terem vontade de trabalhar na fronteira. No Paraná a estrutura ainda é melhor do que em outros estados. As coisas não andam”, afirma Jardim.

Ele dá o exemplo do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), que foi anunciado há cerca de três anos e somente agora começou a efetivamente a operar e auxiliar os trabalhos na fronteira. Jardim citou que, no Paraná, o maior problema na controle da fronteira é o efetivo insuficiente para isto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo