O governador em exercício Orlando Pessuti sancionou nesta sexta-feira (14) a lei de autoria do deputado estadual Alexandre Curi que institui Dia do Doutor Daisaku Ikeda no Estado do Paraná, a ser comemorada pela comunidade budista todo dia 24 de agosto, data em que se deu a sua conversão aos ensinamentos de Buda.
?No mundo existem pessoas que marcaram suas trajetórias. Alguns por promoverem a guerra, a destruição da humanidade, a discórdia, o ódio, a desagregação da família. Outros, como é o caso do Dr Daisaku Ikeda, nosso homenageado, se destacam em suas trajetórias por promoverem a paz, o amor, a bondade. Por ser um homem que sempre procurou promover o bem e a vida, o Dr Ikeda tem uma grande importância para a humanidade?, disse o governador em seu discurso bastante aplaudido pelos convidados, a maioria budista.
Além de líder budista, Daisaku Ikeda é filósofo, poeta e educador. Ele nasceu no dia 2 de janeiro de 1928 em Tóquio, em uma família de produtores de algas. Criado em meio a Segunda Guerra Mundial, desde jovem reuniu esforços para erradicar as causas fundamentais do conflito humano. Em 1947, tornou-se membro da Soka Gakkai, sociedade criadora de valores, trabalhando por mais de uma década para dar forma e desenvolver o movimento da Soka Gakkai em prol da paz.
Em maio de 1960, o Doutor Daisaku tornou presidente desta instituição expandindo-a por 190 países, entre os quais o Brasil. Em janeiro de 1975, tornou-se presidente fundador da Soka Gakkai Internacional, que atualmente conta com 15 milhões de membros, sendo 150 mil no Brasil, 10 mil no Paraná e 5 mil em Curitiba. Entre suas muitas realizações destacam-se a fundação da Universidade Soka, da Universidade Soka da América, da Faculdade Feminina Soka, do Museu de Arte Fuji, em Tóquio, do Centro de Pesquisas de Boston para o Século XXI e da Associação de Concertos Min-On.