Homens solteiros do Paraná foram os que casaram mais cedo no ano passado, se comparado com os outros estados brasileiros. A informação foi divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na pesquisa Estatísticas do Registro Civil de 2008.
Segundo o estudo, a média de idade dos jovens paranaenses na data do casamento era de 27 anos. Por outro lado, os solteiros a casar com mais idade foram os de Amapá e Acre, com média de 32 anos. A pesquisa avaliou índices envolvendo nascimentos, óbitos, óbitos fetais, casamentos, separações judiciais e divórcios ocorridos em 2008.
Para o analista do IBGE do Paraná, Luis Alceu Paganotto, na maioria dos pontos da pesquisa o Estado manteve a média nacional. Porém, quando o assunto é casamento os paranaenses se sobressaem. Um exemplo disso é a média com que as mulheres se separam no Paraná.
“No Estado, essa média entre os homens é de 38 anos, assim como no restante do Brasil. Por outro lado, os números mudam quando o assunto é a idade em que as mulheres paranaenses se separam. No Brasil essa idade é de 35 anos, enquanto no Paraná a média é por volta dos 34 anos”, compara.
No Paraná, o tempo médio de duração do casamento (12 anos) também segue o nacional. “O que muda por aqui é o tempo médio entre o casamento e o divórcio: 16 anos. A razão disso é o processo de divórcio, que é mais complicado e leva mais tempo para ser efetivamente concluído. Além disso, para acontecer o divórcio, é preciso já estar separado, o que demanda mais tempo”, ressalta o analista.
Ainda no casamento, as mulheres do Paraná se destacaram na idade média em que entram em uma união estável pela segunda vez. “Por aqui, entre os homens, novamente a idade foi a mesma que a registrada em âmbito nacional: entre 40 e 44 anos. Para as mulheres, essa média cai para entre 30 e 34 anos”, compara Paganotto.
Com relação às separações no Paraná, o analista destaca que por aqui, a cada cinco processos de separação um envolve casais que já tinham uma união estável há, pelo menos, 25 anos.