Uma pesquisa enfocando os primeiros resultados de um programa de alfabetização de jovens e adultos no Brasil, divulgada ontem, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), demonstrou que a maior parte dos estudantes, de fato, desenvolve habilidades necessárias a um desempenho adequado nas atividades cotidianas, dentro dos seis meses propostos para o curso.
O relatório do Programa Sesi por um Brasil Alfabetizado – que prevê alfabetizar dois milhões de pessoas até o ano que vem, a partir de uma parceria com o governo federal pelo Programa Brasil Alfabetizado -, elaborado pela instituição das Nações Unidas, avaliou 2.800 alunos de sete estados brasileiros, entre eles o Paraná, e do Distrito Federal, através de 22 questões de Português e Matemática, que objetivavam avaliar habilidades necessárias ao bom desempenho social do aluno em uma grande diversidade de ocupações cotidianas. Os estudantes pesquisados obtiveram um percentual de acerto de 68,2% em Matemática e 64,9% em Português.
Resultados
Os resultados mostraram altos índices de acerto em quesitos como identificar palavras usuais nos eventos cotidianos, lendo frases e pequenos textos e atribuindo-lhes significados (91%); ou nas habilidades de interpretar textos verbais e não-verbais, como placas (86,7%).
Nas competências relacionadas aos cálculos matemáticos, os alunos demonstraram saber comparar e perceber relações entre os números, como dobros, triplos, aumentos de dez em dez, cem em cem, e assim por diante (85%) ou articular a compreensão de décimos e centésimos ao sistema monetário e ao sistema métrico (61,5%). No Paraná, os acertos em todos os itens avaliados ficaram acima da média nacional, com destaque para a capacidade de identificar palavras comuns nos eventos cotidianos e interpretar pequenos textos (94,6% dos estudantes) e de comparar e perceber relações entre os números (92,1%).