Levantamento realizado pela médica Lucyanna Kalluf, nas escolas de Curitiba, mostra que está aumentando a incidência de distúrbios alimentares entre crianças. Os resultados da pesquisa foram apresentados ontem, em São Paulo, no Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, que termina hoje.
Dentro de um universo de 448 crianças de estabelecimentos públicos e particulares, a pesquisa revela que 21% estão acima do peso e 7,5% são obesas. O levantamento aponta ainda que 10,2% delas estão com colesterol alto e 10,6% têm anemia.
De acordo com a médica, a incidência da obesidade é maior entre os alunos de escolas privadas. ?Isso se deve, em parte, à excessiva comercialização de alimentos ricos em energia e gorduras à disposição dos estudantes?, disse. Para ela, esse déficit nutricional vem acompanhado de um aumento de outros problemas de saúde, influindo para o aparecimento de distúrbios endócrinos e de desenvolvimento mental e físico. ?Houve um aumento significativo de vários problemas crônicos de saúde em crianças e adolescentes?, conclui.