Moradores vizinhos à Rua João Alencar Guimarães vêm reclamando das condições da ponte sobre o córrego Mossunguê, que divide os bairros Santa Quitéria e Campo Comprido, em Curitiba. Isso porque a intensidade das chuvas dos últimos meses pode ter avariado a estrutura da ponte.
De acordo com os moradores, a preocupação com a ponte aumentou depois do desmoronamento de uma outra ponte, sobre o mesmo córrego, na Rua Eduardo Sprada, no último dia 19.
O incidente vitimou um casal que passava de carro pelo local no momento em que a água do rio transbordava por causa da chuva. A população teme que o mesmo aconteça na outra ponte.
Segundo o empresário Marco Antônio Garcia, a erosão causada pelo volume de chuva abriu um buraco ao lado da base da estrutura da ponte da João Alencar Guimarães.
Ele conta que o buraco vem aumentando desde outubro e que já está invadindo a rua que fica na lateral da ponte. “Quando chove, é muito barro que desce pelo rio e a cada chuva o buraco aumenta”, afirma Garcia.
O empresário conta que um grupo de moradores colocou uma barra de concreto para tentar evitar que a erosão avance, porém, na última chuva, a barra também não suportou.
Para Garcia, a manutenção da estrutura da ponte é extremamente relevante porque há um movimento intenso de veículos na João Alencar Guimarães, já que trata-se de uma importante ligação do bairro Campo Comprido com a região central da cidade.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Obras confirmou que o órgão recebeu reclamações de moradores pelo serviço 156. Segundo a prefeitura, o departamento responsável está estudando as ações de manutenção da ponte e de recuperação da galeria. A prefeitura informou que obras estão dentro do cronograma da secretaria e devem se iniciar já em dezembro.
Nova ponte
Com relação às obras na Rua Eduardo Sprada, a prefeitura de Curitiba informa que os trabalhos continuam e a nova ponte deve ficar pronta num prazo de dez dias. Ontem, era possível conferir a colocação de novas manilhas no leito do córrego.
A ponte que existia até então desmoronou no último dia 19. Na ocasião, três carros ficaram soterrados em uma cratera aberta com a força da água. Os corpos do casal Fábio Baggio, de 35 anos, e Elisiane Brittes, de 29, foram encontrados quatro dias depois, no Rio Iguaçu.
Daniel Caron |
---|
Na Rua Eduardo Sprada, nova estrutura deve ficar pronta em dez dias. |