Médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de todo o Estado se reúnem hoje, às 20h, no Sindicato dos Médicos do Paraná, em Curitiba, para decidir em uma assembléia a volta aos atendimentos nas agências. As perícias devem ser retomadas a partir de amanhã.
Ontem, mesmo com o aviso de que os médicos ainda não estariam realizando os atendimentos, centenas de pessoas compareceram às agências do INSS de todo o Estado. Para as pessoas que aguardavam a realização da perícia, a viagem até o local e o tempo perdido na fila foram em vão. As consultas para a realização das perícias estavam sendo remarcadas somente para os meses de março e abril, por causa da grande quantidade de pessoas que precisam passar pelo procedimento.
Depois de dois meses em greve, os peritos aguardam a publicação no Diário Oficial da medida provisória que atenderá as reivindicações dos médicos, tais como aumento dos salários, estruturação do plano de carreira e realização de concurso público para novas contratações.
Segundo o diretor da Associação Paranaense dos Médicos Peritos do INSS, Chill Korpoe Zunsztern, em no máximo trinta dia, o atendimento voltará ao normal no Paraná. “Estamos ansiosos para voltar aos atendimentos. Vemos que a necessidade é grande, mas advertimos novamente que não é preciso realizar uma correria para o local. Todos têm o direito de ser atendidos e isso é o que vai acontecer”, explica.
Durante a assembléia de hoje à noite, Chill afirmou que será apresentado um relatório sobre todas as discussões que foram realizadas em Brasília na semana passada. “Só estamos aguardando a aprovação da medida. Assim que isso acontecer, voltaremos aos nossos postos e realizaremos as perícias, inclusive atendendo por dia um número maior de pacientes do que o normal”, completa.