Pela primeira vez pás eólicas serão exportadas pelo porto de Paranaguá. As peças estão chegando uma a uma, e chamam atenção pelo tamanho: cada lâmina mede 52 metros e pesa entre 14 e 22 toneladas. No final de junho, estudo logístico foi realizado para saber se o porto paranaense teria condições de realizar uma operação tão específica. Aprovado, a fabricante começou a despachar as peças do interior de São Paulo. Até então, as peças eram exportadas pelo porto de Santos, com destino aos Estados Unidos.

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Para chegar até o Porto de Paranaguá, descendo a Serra do Mar pela BR-277, os caminhões que transportam as pás têm estrutura de apoio da concessionária que administra a via. Segundo a Ecovia, as dimensões da carga não impedem a circulação de outros veículos no mesmo sentido da via, porém, exigem atenção especial em alguns pontos. O esquema da Ecovia é montar comboios de três veículos e acompanhá-los no trecho de Serra do Mar (entre os quilômetros 47 e 30) com viatura que impede que outros veículos ultrapassem os caminhões. Ainda segundo a concessionária, desde 1.º de agosto já passaram 82 carretas transportando pás eólicas.

O porto de Paranaguá se especializa na movimentação de peças de grande porte. Neste ano, já foram nove operações desse tipo de carga. A última, em maio, foi o desembarque das novas locomotivas da ALL, vindas dos Estados Unidos. Os equipamentos tinham 4,5 metros de largura e 25 de comprimento.

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