Uma atração turística está movimentando Toledo, no Oeste do Estado. Um aquário com espécies de água doce construído pela prefeitura atrai os moradores e os atletas que participam dos 54º Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), que a cidade sedia.
O Aquário Municipal Dr. Romolo Martinelli abriga espécies de água doce, como tucunarés, pintados, piranhas, dourados e arraia, além um reservatório com espécies marinhas. Quem administra o local é a Secretaria do Meio Ambiente, apoiada pelos cursos de Engenharia de Pesca e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioste).
Para atender os turistas, os responsáveis pelo Aquário definiram um horário especial durante os dez dias de competições: até domingo, 20, o Aquário abrirá das 9h ao meio dia; das 14h às 18h e das 19h às 22h. A entrada é gratuita.
Segundo a coordenadora do Aquário, Celci Beatriz “Bia” Back, desde o início dos JAP’s houve um aumento de 30% no número de visitas por dia. Mais de 300 pessoas visitam o aquário diariamente. “É gratificante ver a movimentação dos turistas e atletas. Normalmente recebemos grupos de Toledo e da região, mas durante os JAP’s a frequência maior foi dos atletas. Somente no final de semana foram mais de 1.200 visitas”.