Estradas

Contrariando contrato, pedágio não vai subir no Paraná no dia 1º de dezembro

Praça de pedágio da Viapar. Foto: Reprodução/Twitter
Praça de pedágio da Viapar. Foto: Reprodução/Twitter

O contrato de concessão de rodovias do Paraná prevê que todos os anos, em 1º de dezembro, seja aplicada a fórmula paramétrica que reajusta o valor das tarifas de pedágio, recompondo os preços de acordo com as perdas inflacionárias do setor. Contudo, em 2019, ainda não se sabe se haverá reajuste, mas já é certeza que não será na data prevista.

+ Leia mais: Caminhão desgovernado invade casa na RMC a acorda moradores no susto

A reunião para deliberar sobre os pedidos de reajuste das seis concessionárias do Anel de Integração ficou marcada para o dia 3 de dezembro, na Agência Reguladora de Serviços Delegados do Paraná (Agepar). Questionada pela Gazeta do Povo se havia possibilidade de avaliar o caso ainda nesta semana, a agência informou que recebeu a documentação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) na segunda-feira (25) e que tem até cinco dias úteis para deliberar sobre a autorização.

Caso a decisão saia no dia 3, é previsível que os valores só sejam alterados a partir de 5 ou 6 de dezembro. Sendo assim, quem passar pelos 2,5 mil quilômetros do Anel de Integração nesse intervalo de tempo, vai continuar pagando os valores congelados. O atraso não representa, necessariamente, economia para os usuários do sistema. Em anos anteriores, quando, por algum motivo, o reajuste era atrasado, a diferença de receita acabava reposta em reajustes futuros.

+ Leia ainda: Novo taxi de Curitiba, Mustang chama a atenção no Centro da cidade

A demora no reajuste não tem relação nenhuma com a redução nas tarifas em três concessionárias (Rodonorte, Ecovia e Ecocataratas), que recentemente reconheceram irregularidades na gestão e fecharam acordos de leniência, concordando em baixar 30% os valores cobrados. A Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) foi procurada, mas ainda não se manifestou sobre o atraso no reajuste.

Fora da prisão, Allana Brittes vira digital influencer com 76 mil seguidores

 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna