As obras de pavimentação asfáltica da Rua José de Oliveira Franco, no Bairro Alto, em Curitiba, foram comemoradas pelos moradores. Porém, para alguns, as obras só trouxeram problemas. Como em alguns trechos a rua precisou ser nivelada, a maioria das residências situadas na quadra entre os números 529 e 600 ficaram rebaixadas. O problema maior ocorreu na entrada das casas, que ficaram com dificuldades ou totalmente sem acesso.
A calçada na frente da casa do motorista Ivair Biscliliari ficou com um degrau de cerca de meio metro de altura, impedindo que ele possa entrar com o veículo na garagem. ?Estou tendo que deixar meu carro na garagem do vizinho?, revelou. Para tentar resolver o problema, Ivair contratou um serviço particular para aumentar o muro e construir um novo acesso. Ele acredita que irá gastar perto de R$ 1 mil com o serviço.
Problema semelhante enfrenta a cabelereira Ana Dirce. Além da garagem ficar trancada, o acesso à porta principal da casa também está complicado. ?Moro com minha mãe de 85 anos que tem dificuldade para sair de casa, já que agora existe uma subida até a rua?, afirmou.
A aposentada Nair Silva Bueno também não gostou da rampa construída na entrada da garagem, pois como o desnível ficou grande, precisa manobrar com cuidado o veículo para que ele não enrosque na calçada. ?Aqui era reto e agora ficou uma subida. Conversei diversas vezes com os trabalhadores durante a obra, mas todos diziam que estavam seguindo o projeto?, comentou.
Os moradores reclamam ainda que com essas mudanças os imóveis estão perdendo valor. A estudante Daiana Bueno afirmou que em duas avaliações imobiliárias a residência dela desvalorizou R$ 20 mil.
A Prefeitura de Curitiba informou, através de sua assessoria, que diversas casas nessa rua apresentaram desnível no terreno, o que exigiu a necessidade de levantar ou abaixar o nível da via. Ela informou ainda que as obras não foram concluídas, e que os moradores terão de ter paciência, garantindo que eventuais problemas serão analisados de forma individual.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)