Policiais militares do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) passam por treinamento, nesta segunda (02) e terça-feira (03), para a recepção dos estudantes na volta às aulas. A atividade ocorre, simultaneamente, em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá, sedes do Batalhão de Patrulha.
Trata-se de uma preparação dos policiais para atuarem a partir da próxima segunda-feira (09) na Operação Boas-Vindas. “O objetivo é preparar os policiais militares para prestar o melhor serviço à comunidade escolar”, explicou o comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, major Antônio Carlos do Carmo.
De acordo com o oficial, a capacitação é rotineira, mas vai ser intensificada neste ano. “O treinamento sempre foi realizado, porém, em 2009, será realizado bimestralmente, pois a excelência em qualquer trabalho só é alcançada por meio de intensas capacitações e com a Patrulha não é diferente”, relatou.
A coordenadora estadual da Patrulha Escolar pela Secretaria da Educação, Margarete Maria Lemes, explica que o preparo do policial que trabalha no BPEC é diferente. “Em sua formação tradicional, o policial lida com situações de risco constante. Na escola, ele previne o delito e trabalha com alunos. Esta capacitação vai aperfeiçoar o método de trabalho, para que ele possa atuar de forma eficiente na busca pela segurança no ambiente escolar”, enfatizou.
Para Margarete, a Patrulha Escolar Comunitária é uma união de esforços que tem dado muito certo. “As escolas, hoje, têm policiais bem capacitados e exclusivos para esse trabalho. Isso é fruto da união entre força policial e educação, para fazer com que as pessoas entendam que a verdadeira segurança só existe com a participação da comunidade”, lembrou a coordenadora.