O Passeio Público vai ganhar atenção especial dos vereadores a partir de amanhã. Integrantes da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba começam a discutir a revitalização do espaço e querem a participação de representantes do Ippuc e do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marcos Cordiolli. Além de reformar o parque mais antigo da cidade, a comissão quer atrair mais frequentadores e dar vida ativa ao local.
O presidente da Fundação já tem o esboço de projeto para atividades no Passeio Público, que também deverá ser estendido a outras áreas centrais, como parques e prédios públicos. Entre as propostas estão as reformas do aquário para representar as bacias hidrográficas do Paraná, criação de espaço permanente para exposições fotográficas e a revitalização do espaço de shows e do restaurante que tinha no Passeio Público.
Espaço cultural
“Temos, dentro da Fundação, plano em estudo que pretende rever a utilização de diversos prédios e espaços culturais do Centro de Curitiba, incluindo o Passeio. A ideia é que todo o conjunto arquitetônico funcione como espaço cultural único”, explica Cordiolli. No projeto estão incluídos os prédios históricos dos Correios e da Universidade Federal do Paraná, Teatro Guaíra, Teatro da Caixa, Largo da Ordem, Cinemateca e Calçadão da XV. Mas o projeto ainda está em fase de desenvolvimento e Cordiolli quer mais subsídios e ampliar o projeto. “A união de esforços com outras secretarias e com setores da iniciativa privada e da sociedade civil vai ampliar a discussão e possibilitar que novas ideias sejam incorporadas”, avalia.