O Passeio Público de Curitiba ficará mais arborizado. Soldados do Exército e funcionários da Secretaria Municipal do Meio Ambiente plantaram 275 mudas de árvores nativas dentro do mais antigo parque da cidade. O mutirão faz parte do programa de Biodiversidade Urbana – Biocidade foi nesta terça-feira (5) e envolveu cerca de 50 pessoas.

continua após a publicidade

O plantio de novas mudas servirá para futuras substituições de árvores exóticas invasoras, e outras que estão no fim do ciclo, como os plátanos. Algumas árvores que correm risco de queda e ameaçam a segurança dos frequentadores e dos animais já foram removidas.

“A Prefeitura está antecipando o plantio de novas plantas para que, quando chegar o momento de retirar as árvores maiores, as novas já estejam bem desenvolvidas”, explica o assistente do Departamento de Parques e Praças da Secretaria, José Roberto Holoff.

Doze espécies nativas para o plantio: araçá, guabirova, jacarandá, jerivá, ipê amarelo gigante, ingá, pau-ferro, pinheiro-bravo, pitanga, quaresmeira, tarumã e timbozinho. As espécies são originais do ecossistema Floresta com Araucária, e fornecem frutos e flores que atraem pássaros e insetos, além de copada para ninhos.

continua após a publicidade

As mudas plantadas têm entre 1,8 e 2 metros de altura. Em três anos elas ficarão mais vigorosas. Segundo Holoff, o pau-ferro, espécie nativa, é um bom substituto aos plátanos. A árvore brasileira é de porte grande, com copada e floradas exuberantes. Foram plantadas 59 mudas de pau-ferro.

Mais obras

continua após a publicidade

Outra melhoria feita no Passeio Público é a limpeza dos lagos com instalação de filtros. Os três lagos artificiais foram esvaziados para lavagem do fundo. Está em fase final a remoção do lodo e a limpeza do último e maior dos lagos. Na próxima semana, com os lagos cheios, serão acionados os cinco filtros de água instalados para melhorar a qualidade da água.

Paralelamente à limpeza dos lagos, a Secretaria do Meio Ambiente está construindo novos e modernos recintos para as aves e para os animais do setor de isolamento. A obra deve ficar pronta neste semestre.