A Prefeitura de Curitiba adotou novas regras de segurança para o Bike Night, passeio ciclístico nas noites de quintas-feiras, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte e Lazer. Entre as novas medidas em vigor estão a limitação da idade, o uso de equipamentos de segurança e a ampliação da equipe de apoio. "Este novo modelo de segurança aumentará a proteção dos ciclistas, permitindo que as famílias participem dos passeios", afirma o secretário municipal do Esporte e Lazer, Neivo Beraldin, que apresentou o novo modelo aos ciclistas.
Pelas novas regras, podem participar do Bike Night ciclistas acima de 15 anos, que deverão usar capacete de segurança. A velocidade ficou limitada em 20 quilômetros por hora e o comboio deverá contar com, no máximo, 200 ciclistas.
O Bike Night é monitorado por técnicos da Secretaria do Esporte e Lazer, agentes da Diretoria de Trânsito (Diretran) e da Guarda Municipal. O passeio terá agora o reforço de um professor de educação física, seis estagiários e 10 monitores, que darão apoio aos atletas. Nas vésperas de feriados e em dias de muita chuva ou trânsito intenso, não haverá o Bike Night.
Outra medida de segurança é a sugestão aos ciclistas de revisão constante das bicicletas, com cuidados especiais para os freios. Também será orientado aos ciclistas que fiquem atrás dos monitores durante todo o trajeto, sendo proibida a ultrapassagem. "As regras de segurança vão permitir que as pessoas aproveitem melhor o passeio", afirma Beraldin.