As grades de proteção da principal passarela das Cataratas do Iguaçu, a passarela do Floriano, que dá acesso à Garganta do Diabo, foram recolocadas na manhã de ontem, e a visitação de turistas está garantida no feriado de Finados. A direção do Parque Nacional do Iguaçu espera 16 mil pessoas amanhã.
Devido ao excesso de chuvas na região, que provocou um aumento considerável da vazão do Rio Iguaçu, a visitação havia sido interrompida para evitar acidentes. No lado argentino, o fechamento da principal passarela que dá acesso à Garganta do Diabo não foi suficiente para evitar a queda, justamente quando uma equipe de engenheiros argentinos trabalhava sobre ela.
Um dos engenheiros, que ficou ilhado em um trecho que resistiu, teve de ser resgatado de helicóptero e por pouco não perdeu a vida, já que minutos depois do salvamento a água levou tudo.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Parque Nacional do Iguaçu, o volume registrado no sábado foi de 19 metros cúbicos por segundo, dez vez acima da vazão normal na região. No domingo, com a redução das chuvas, a vazão caiu para 15 metros cúbicos. Ontem, o fenômeno foi amenizado com a abertura das comportas das hidrelétricas da região, que fez com que a água baixasse a um nível seguro para a reabertura da visitação.