Apesar de não registrar casos de dengue contraídos este ano em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (14) uma campanha preventiva no Aeroporto Afonso Pena, para alertar os passageiros sobre os riscos da doença.
Segundo informações da assessoria de imprensa da secretaria, diariamente, das 9h às 18h, as pessoas que embarcarem e desembarcarem no terminal vão receber folhetos explicativos. A medida é uma complementação das ações preventivas realizadas durante todo o ano nos bairros da cidade. Na semana passada, vestidos com a camiseta do Programa Municipal de Controle da Dengue, técnicos da secretaria distribuíram folhetos na rodoviária, esclarecendo dúvidas sobre a dengue.
Os folhetos explicam a necessidade de proteção em áreas de risco e citam medidas preventivas como o uso de roupas que cubram a maior extensão possível do corpo e de repelente e hospedagem em locais com telas nas janelas. A estratégia ajuda a evitar o contato com a fêmea do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus causador da doença pela picada.
Os 13 casos da doença registrados este ano na capital paranaense foram contraídos em outros estados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, cinco pessoas contaminadas estiveram no Rio de Janeiro e os demais casos vieram do Amazonas (4 ), Rondônia (2), São Paulo (1) e Bahia (1). Curitiba registrou até agora 299 notificações e 28 focos do mosquito.