Representantes de entidades de movimentos sociais, dos trabalhadores e dos estudantes, além de partidos políticos, assinam hoje reclamação coletiva contra o aumento no valor da passagem do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana. O documento será entregue ao Ministério Público do Paraná. Hoje, faz uma semana que a tarifa de R$ 2,20 está em vigor.
Os partidos políticos que vão assinar a reclamação coletiva são PMDB, PT, PCdoB, PV e PSC. Também participam do movimento contra o aumento da passagem de ônibus a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), União Paranaense dos Estudantes (UPE), União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (Upes), Central dos Movimentos Populares, União Geral dos Bairros, União Nacional da Luta pela Moradia, Federação das Associações de Moradores de Curitiba, entre outras entidades. A assinatura da reclamação coletiva acontece às 17h, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Paraná, na Rua José Loureiro, 211.
Suspensão
Na semana passada, o Partido dos Trabalhadores protocolou representação no Ministério Público contra o reajuste de 15,7% na tarifa. O Partido Verde entrou com ação civil pública, no Fórum Cível de Curitiba, pedindo a suspensão do aumento na passagem.