O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, participou nesta quinta-feira (04) do lançamento de dois espaços voltados à educação ambiental no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais. O evento fez parte das comemorações da Semana da Ciência e Tecnologia promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia até o próximo domingo (07).
O primeiro espaço inaugurado foi um herbário, onde já estão armazenadas algumas espécies florestais nativas do Estado. Para figurar neste espaço, as plantas são desidratadas, documentadas, identificadas e ordenadas cientificamente. O local ainda contempla exposições e painéis sobre a temática ambiental.
O outro espaço foi um arboreto, como é chamado tecnicamente um jardim contendo coleções de plantas vivas, onde o secretário plantou uma muda de imbuia, cedida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Para compor parte do acervo, o IAP também doou 30 plantas espécies nativas da floresta ombrófila mista, conhecida como floresta de araucária.
Rasca explicou que o arboreto é a representação viva das plantas catalogadas no herbário. ?O objetivo desse espaço é colocar as crianças em contato com folhagens que servem de exemplo biológico, como a imbuia. Esta árvore é extremamente importante, também pela questão econômica do nosso Estado, pois representa o ciclo da madeira que nos trouxe grande desenvolvimento econômico e hoje é considerada em extinção?, disse. ?Para preservar, precisamos conhecer. E é isso que este espaço proporciona?, acrescentou.
Alayde Maria Pinto Digiovanni, diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Secretaria da Educação, destacou que os espaços também irão auxiliar pesquisas botânicas. ?Tanto o herbário como o arboreto são ferramentas a mais à disposição dos estudantes e pesquisadores para que possam conhecer a variedade da nossa flora?, resumiu a diretora, que representou o secretário de Educação, Maurício Requião, na solenidade de inauguração.