12 mil turistas

Parque Nacional do Iguaçu bate recorde de visitação no feriado

O Parque Nacional do Iguaçu bateu recorde de visitas, em um único dia, neste feriado de Dia das Crianças e Nossa Senhora Aparecida. O parque recebeu 12.388 turistas no domingo. A marca superou o movimento registrado no dia 14 de novembro de 2004, quando a unidade de conservação recebeu 10.901 pessoas.

O recorde alcançado no domingo mostra que a cidade caminha para recuperação do movimento de turistas neste período após pior momento da crise econômica internacional e gripe suína, avaliam os especialistas. O chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, pondera que a partir de agora a tendência é de alta no turismo.

Conforme controle do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no sábado, as bilheterias registraram a entrada de 7.204 turistas; no domingo, 12.388 pessoas; na segunda-feira, 4.602 visitantes – totalizando 24.194 pessoas nos três dias do feriado.

“Trabalhávamos com a expectativa de receber 20 mil turistas ao longo do feriado de três dias. Vários fatores contribuíram para nós superarmos esta previsão. Entre eles, o aumento da vazão da água nas Cataratas, o feriadão e as campanhas de divulgação do destino iguaçuense”, considera Pegoraro.

Já para o gerente-geral concessionária Cataratas do Iguaçu S/A, Celso Vítrio Florêncio, a organização para agilizar o ingresso dos turistas ao parque comprova o compromisso da empresa com o atrativo e com os turistas. “Reforçamos as equipes de funcionários, transporte, recepção e claro, nossa atenção para atender bem os turistas”, afirma Florêncio.

A agilidade na aquisição dos bilhetes e a rapidez do transporte tiveram o objetivo de garantir mais tempo para os turistas curtirem a cheia e os encantos das Cataratas do Iguaçu. A operação no domingo iniciou às 8 horas e
encerrou às 19h30 quando os últimos turistas se despediram do parque. No sábado e na segunda-feira, o atendimento voltou a ser das 9 às 17 horas.