Foto: Denis Ferreira/Sema

Complexo de montanhas protege a mata atlântica litorânea.

continua após a publicidade

O Parque Estadual Pico do Marumbi, na Serra do Mar, é um dos locais preferidos pelos que praticam turismo de aventura. Administrado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), o parque, inaugurado em 1990, é formado por um complexo de montanhas que protege a mata atlântica litorânea. Em 2006, o governo do Estado iniciou o processo de ampliação do parque, que terá sua área aumentada em quase quatro vezes, passando dos atuais 2.340 hectares para 8.839,91 hectares.

?Realizamos consulta pública em que o IAP apresentou propostas técnicas, mapas da nova área e as ações para implantação. A primeira fase do processo irá incorporar uma área 1,2 mil hectares da massa falida da Papel São Marcos Ltda., antiga indústria localizada em Morretes?, explicou o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues.

Segundo ele, a primeira fase será rápida e irá incluir a avaliação da área feita pela Procuradoria Geral do Estado e, posteriormente, depósito em juízo para a massa falida da empresa. A segunda fase envolve atividades do IAP e do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) na desapropriação de algumas áreas na região da Serra do Mar, nos municípios de Morretes, Quatro Barras e Piraquara. ?A contribuição desses municípios, unidos, será de aproximadamente 5.391,50 hectares?, informou o secretário.

Importância

O Parque Pico do Marumbi protege ecossistemas da floresta atlântica e belezas naturais em estado primitivo. As montanhas são muito freqüentadas por praticantes de escalada e visitantes dispostos a percorrer suas trilhas e vias de caminhada. De acordo com o diretor de biodiversidade e áreas protegidas do IAP, João Batista Campos, o Parque do Marumbi é o berço do montanhismo paranaense e é uma amostra importante da exuberância da mata atlântica do Estado. Mais informações: (41) 3432-2072. (AEN)

continua após a publicidade