As paróquias da Arquidiocese de Curitiba, sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, vão prestar hoje, homenagens à Maria, mãe de Jesus. Há 75 anos, ela foi escolhida padroeira do País, um dos principais ícones de fé dos católicos brasileiros. Novenas, missas e procissões vão marcar a comemoração em todo o País.
O padre passionista, Amilton Manoel da Silva, comenta que a cor da padroeira tem uma representatividade bem interessante. ?A imagem tem a cor marrom escura. É a união de todas as etnias do País, do branco, negro, amarelo, vermelho e o mulato. É a cor do Brasil?, fala.
Muitos católicos recorrem a mãe de Jesus em seus pedidos e orações porque acreditam que ela vai interceder junto a Deus. Nossa Senhora Aparecida é a advogada do povo brasileiro, e o dia 12 de outubro foi a data escolhida para lembrar e agradecer todas as graças alcançadas, como também para a renovação da fé. ?Os católicos têm uma devoção muito especial por ela?, revela o padre.
Mas nem sempre foi assim. Antes de Nossa Senhora Aparecida ser a padroeira do Brasil, São Pedro de Alcântara ocupava o posto, devido a fé da família real. Mas as coisas mudaram depois que, em 1717, três pescadores acharam a imagem de Nossa Senhora e ela foi conquistando cada vez mais fiéis.
Os escritos bíblicos e históricos contam que o Conde de Assumar iria passar pela Vila de Guaratinguetá, em São Paulo. Convocados pela Câmara Municipal, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram a procura de peixes no Rio Paraíba para o banquete. João lançou sua rede às águas e encontrou o corpo da imagem. Quando jogou a rede pela segunda vez, resgatou a cabeça. Dali em diante a pescaria começou a melhorar – até então eles não haviam conseguido qualquer peixe.
A imagem retirada das águas era de Nossa Senhora da Conceição e os católicos acrescentaram o nome Aparecida. Por muitos anos ela ficou na casa de Felipe. Depois ele entregou para o filho Atanísio, que morava em Itaguaçu. Como ele era muito religioso ergueu um altar para a Senhora. Todos os sábados à noite convidava a vizinhança para as orações e não demorou muito para os primeiros milagres acontecerem. Em noites serenas, as velas se acendiam e apagavam sozinhas. A devoção a mãe de Jesus foi atraindo cada vez mais gente, e logo ela precisou ganhar uma capela. Acredita-se que a imagem encontrada por pescadores pertenceu a um escravo.