A placa de melhor calçada de Curitiba, concedida pela Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil, foi para a Paróquia Menino Jesus de Praga, na Vila Lindóia. A entrega da placa e do certificado aconteceu ontem à noite, logo depois da missa das 19h. Para o padre Tercílio, pároco da igreja, o prêmio é um orgulho e uma honra tanto para a paróquia como para a comunidade em geral. “O gosto do povo também está sendo premiado”, aponta o pároco.
Para ele, a premiação é principalmente pelo visual da calçada. “Procuramos fazer algo mais ou menos digno, com tijolo de cimento em forma de ossinho e a parte que dá para a entrada da igreja é toda feita em granito antiderrapante”, descreve o padre. “A calçada é bem caprichada e bonitinha.” Ele lembra que ela passou por reforma no início do ano, com a ajuda da comunidade. “A gente faz para Deus e para o povo”, diz. “Sinto-me muito orgulhoso disso.” A Paróquia Menino Jesus de Praga foi fundada em 3 de maio de 1977.
O prêmio à melhor calçada de Curitiba faz parte da Campanha Passeio Nota 10, promovida pela Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil. A presidente da Associação, Elin Tallarek de Queiroz, explica que a iniciativa se deve ao mau estado das calçadas na capital, os perigos, acidentes, dificuldades dos deficientes e reclamações de turistas. “O prêmio foi criado para conscientizar a população sobre a importância de se construir uma calçada plana, que não traga riscos aos pedestres, e chamar a atenção dos órgãos competentes, como a secretaria do urbanismo e do meio ambiente”, explica Elin.
A presidente da Associação lembra que, por lei, o proprietário do imóvel é responsável pela construção e manutenção da calçadas, mas que os órgãos competentes têm a obrigação de orientar a população sobre como devem ser construídas e fiscalizá-las.
A calçada da Paróquia Menino Jesus de Praga é a segunda a ser premiada pela Associação. A primeira foi em julho último, quando um residencial da Vila Guaíra foi contemplado. A idéia é premiar cem calçadas na capital.