A Paróquia São Martinho de Lima, na Vila Camargo, no bairro Cajuru, em Curitiba, está passando por reformas. A primeira etapa das obras compreende o altar da igreja, que está recebendo a pintura de um ícone. O trabalho é realizado pelo monge dom Plácido Biscaia, do Mosteiro da Ressurreição, em Ponta Grossa. Não é sempre que um monge sai de sua casa para fazer este tipo de ação. Dezembro se tornou um destes momentos, devido ao encerramento de diversas atividades dentro do mosteiro e do ritmo de férias propício desta época.
Ele explica que o monge fica recluso no mosteiro, mas, em certas épocas, sai do local para evangelizar. Uma das formas de realizar isto é a pintura sacra. ?Nós já fazemos painéis e telas dentro do próprio mosteiro e enviamos para as paróquias que nos pedem. Também atendemos estes pedidos, de fazer as pinturas em outros locais. Existem outros monges que também estão realizando pinturas sacras?, comenta dom Plácido Biscaia.
A arte sacra está sendo acrescentada no altar. Em um fundo arrendondado branco, o monge vai pintar a passagem bíblica de Jesus transformando água em vinho. ?A figura de Jesus foi inspirada na arte russa do século XVII. A forma de olhar, o posicionamento das mãos e até as cores utilizadas têm um fundamento teológico. Este é um ícone, com o propósito de transmitir uma mensagem pelo simbolismo?, afirma Biscaia. A figura de São Martinho também será acrescentada na pintura. Os trabalhos começaram ontem e devem terminar em 15 dias.
Toda a igreja está em reformas. Posteriormente, serão feitas alterações para aumentar o espaço físico do local. O projeto também foi idealizado por dom Plácido Biscaia, em julho deste ano. As obras devem terminar em um ano. A Paróquia São Martinho de Lima fica na Rua Natal, 1650, Cajuru.