As fortes chuvas que caíram em Curitiba e região metropolitana nas últimas horas trouxeram problemas para cinco bairros de Curitiba. Na região metropolitana, segundo a Defesa Civil Estadual, nenhum município registrou ocorrência pelos estragos das chuvas. Apesar das dezenas de casas e pessoas que foram afetadas, nenhuma família ficou desabrigada.

continua após a publicidade

Em Curitiba, os bairros mais atingidos foram o Jardim das Américas, Santa Quitéria, Abranches, Juvevê e Cajuru. Choveu durante todo o domingo (22), mas no bairro Jardim das Américas foi ao começo da manhã que os estragos da chuva por pouco não foram fatais.

Uma antiga fábrica de bolachas que fica na Rua Pedro Demeterco foi ao chão e o desabamento de uma das paredes atingiu a casa vizinha. Natalícia Pesce, de 82 anos, tinha acabado de levantar para tomar remédio, quando o quarto inteiro foi ao chão. “Eu já estava na cozinha, quando ouvi um barulho forte, pensei que fosse a chuva, mas quando voltei para o meu quarto, ele não existia mais. Nasci de novo aos 82 anos”, disse.

O quarto onde Natalícia dormia ficou completamente destruído, não sobrou nada e, se ela estivesse no local, teria morrido dormindo. “Eu voltaria para dormir mais um pouco, afinal era domingo, mas ainda bem que tinha o remédio para tomar e tive que acordar. Um minuto que eu ficasse lá, seria muito”. O risco de desabamento fez com que a idosa e seus três animais de estimação dormissem fora de casa.

continua após a publicidade

A Defesa Civil e a Prefeitura interditaram a casa ao lado, onde existia a fábrica. O espaço será todo demolido e o dono do imóvel se comprometeu a pagar os estragos causados na casa da vizinha.

Previsão do tempo

As chuvas, que já acumulam, desde o domingo (22) mais de 70 milímetros, acompanhadas de raios e ventos de até 70km/h, não devem continuar. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a frente fria que estava no Paraná se afasta em direção ao Sudeste do Brasil.

continua após a publicidade

Apesar de a previsão afastar o risco de tempestades, o tempo úmido ainda se mantém presente e com isso chuvas mais fracas podem acontecer até quarta-feira (25) em Curitiba, Região Metropolitana, Litoral do Estado, nos Campos Gerais e na região Norte do Paraná.

As demais regiões do Estado, segundo o Simepar, não devem ter chuvas. Mas as temperaturas ficam mais amenas, pois predomina sobre as regiões paranaenses um ar mais frio. Na quinta-feira (26), o sol deve aparecer, mas o tempo permanece frio.