Uma parceria entre o Ministério da Previdência Social, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e a Federação do Comércio (Fecomércio) promete acabar com as filas formadas para o agendamento de perícia médica nas agências do Instituto Nacional da Seguro Social (INSS). A partir de agora, as empresas podem aderir voluntariamente a um sistema que permite aos funcionários a marcação das perícias por meio da internet. Segundo o ministro da Previdência, Nelson Machado, que esteve ontem em Curitiba, 60% das pessoas que procuram as agências buscam o serviço. "A intenção é tirar essas pessoas das agências, evitando filas e fazendo com que elas só precisem comparer no dia da perícia".
O sistema de agendamento pela internet para as empresas já funciona no Rio de Janeiro, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, com uma adesão significativa. "Hoje, a média nesses locais de agendamento via internet é de 30% do número total de marcações. Mas até o final do ano a meta é atingir 100% dos agendamentos via internet ou através do 135 até o final do ano", diz o ministro. Os outros serviços devem passar a ser disponibilizados no mês que vem.
Por meio do sistema, não é apenas o funcionário que se beneficia, já que a empresa passa a não ter que dispensá-lo para que faça o agendamento. "Alguns funcionários perdem o dia todo nas agências, o que traz prejuízos às empresas", disse Darci Pianna, presidente do Fecomércio. Com a assinatura do convênio, ele vai convocar todos os sindicatos vinculados à atividade comercial para incentivar a adesão. Ao todo, perto de 2 milhões de comerciantes podem ser atingidos pelo programa.
O presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures, diz que como o sistema de informatização é uma realidade dentro das empresas, o sistema é de fácil implantação. "Apesar de não ser uma parceria obrigatória, acredito na adesão das empresas, já que não haverá custos adicionais".
Futuro
O agendamento de perícias médicas é o passo inicial para a implantação de novos serviços via internet, como agendamentos de requerimento de aposentadoria, licença maternidade, entre outros. A previsão de disponibilidade é para o mês que vem. No caso das perícias médicas, os segurados que não tiverem a disponibilidade do serviço em suas empresas ou acesso à internet poderão ligar para o número 135, que passou a funcionar no dia 16 de junho e também permite o agendamento sem o comparecimento na agência.