As três empresas de construção alternativa que estão erguendo seis unidades habitacionais para testes no loteamento Jardim Centauro, no Uberaba, em Curitiba, vão concluir esta semana seus trabalhos. Na próxima semana, as casas serão inauguradas. As obras fazem parte de um projeto de parceria entre a Cohab e o Construbusiness – programa da indústria da construção civil para incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias na área.

Pelos termos da parceria, a Cohab está cedendo os lotes e as empresas integradas ao Construbusiness assumem os custos das construções. A UFPR, PUCPR e UnicenP também participam do programa, na elaboração do projeto arquitetônico e na avaliação dos sistemas construtivos. Depois, quando as unidades forem ocupadas, um instituto privado de pesquisa tecnológica irá fazer a avaliação pós-ocupação.

O objetivo é que, ao final do processo, os sistemas construtivos possam obter a certificação – documento que habilitará as empresas a participar de programas habitacionais financiados com recursos oficiais. Hoje, a Caixa Econômica Federal, principal agente financeiro do País no setor, não libera financiamento para empresas que utilizam sistemas construtivos alternativos. As casas, depois de prontas, serão comercializadas entre famílias inscritas na fila da Cohab. Elas se comprometem por escrito a autorizar a realização de testes durante um período de 12 meses após a ocupação. Também devem estar preparadas, durante este período, para receber visitas de técnicos envolvidos no programa.

continua após a publicidade

continua após a publicidade