Em pelo menos três anos, Curitiba terá oito quilômetros de ciclofaixa na Avenida Marechal Floriano Peixoto. A possibilidade de realização dessa obra foi concretizada ontem, após parceria firmada entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O projeto faz parte da proposta de Curitiba para o Staq (Transporte Sustentável e Qualidade do Ar), projeto regional financiado pelo Banco Mundial e pelo Global Environment Facility (Gef), coordenado pela ANTP. Essa parceria rendeu à capital US$ 2,1 milhões, que serão investidos na ciclofaixa e em estudos de vulnerabilidade climática.

continua após a publicidade

De acordo com o presidente o Ippuc, Cléver Almeida, esse convênio está diretamente ligado à melhoria do meio ambiente de Curitiba. “A parceria nos traz a possibilidade de implantação da ciclofaixa naquela avenida, intensificando, assim, um novo eixo de transporte alternativo”, diz. Segundo ele, atualmente 5% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte. “Queremos aumentar essa porcentagem e trazer, consequentemente, melhorias na qualidade de vida da população”, ressalta. “Investir em transporte alternativo é investir no meio ambiente”, opina o secretário municipal do Meio Ambiente, José Andreguetto.

Para Ailton Brasiliense, presidente da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Curitiba já é referência no transporte coletivo, “mas com esse convênio traremos as coordenadas necessárias para que exista essa integração do transporte de passageiros com o transporte individual”, avalia. “Para nós essa quantia é de extrema importância, pois a construção dessa ciclovia é algo que entendemos ser fundamental. Esperamos que essa parceria traga bons e novos frutos para Curitiba”, disse o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Marcus Isfer.

A obra será feita em duas partes, conforme explica Almeida. “Num primeiro momento teremos ciclofaixa entre a Linha Verde e o Terminal do Carmo e, depois, concluiremos o trecho de ciclofaixa compreendido entre o terminal e o Parque Iguaçu, na divisa com São José dos Pinhais”, explica.

continua após a publicidade