A parceria entre o Senai Paraná, a Prefeitura de Araucária e a Petrobrás, que já viabilizou a qualificação profissional de cerca de 10 mil pessoas desde meados de 2005, será apresentada como modelo em um Fórum Nacional que está sendo estruturado pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp), marcado para a primeira quinzena de novembro, em Brasília (DF). O convite foi feito pelo coordenador executivo do Prominp, José Renato Ferreira de Almeida, nesta sexta-feira (14), na sede do Senai Araucária, durante uma visita dos participantes do 7.º Fórum Nacional de Coordenadores Estaduais do Prominp, realizado esta semana em Curitiba. Ao todo, 45 coordenadores do Prominp de 17 estados visitaram a unidade do Senai em Araucária.
"O grande desafio da qualificação de mão-de-obra do país está sendo vencido aqui em Araucária. Não bastam recursos para promover a capacitação. É preciso uma ação articulada entre os diversos atores da sociedade para garantir a empregabilidade da população de uma determinada região", afirmou Almeida.
Os resultados da ação conjunta são evidentes. O secretário de Trabalho e Emprego de Araucária, Ronaldo Assis Martins, informou que desde que a parceria foi implementada, em 2005, o município saltou da 29.ª posição no índice de empregabilidade estadual para a 3.ª colocação. "Em 2006, foram gerados 11 mil novos postos de trabalho no município. Até agosto deste ano, já atingimos 12.250 empregos. Isso se deve também ao programa de qualificação profissional que é desenvolvido em parceria com o Senai e a Petrobrás", observou. O crescimento teve reflexos também no comércio, que neste ano cresceu 20% em relação a 2006, destacou Martins, lembrando que a média de crescimento do comércio nos municípios da Região Metropolitana de Curitiba é de 5%.
O diretor de Operações do Senai Paraná, Luiz Henrique Bucco, também ressaltou a expansão do atendimento no município. "A aliança estratégica entre os agentes do desenvolvimento local é fundamental para a viabilidade dos nossos projetos. Graças a esta aliança estamos atingindo resultados positivos em Araucária", comentou.
Segundo o coordenador executivo do Prominp, programa do governo federal que visa promover a qualificação profissional das empresas fornecedoras de serviços às indústrias de petróleo e gás do país, somente ações articuladas e estruturadas rendem frutos na empregabilidade. "Esta articulação é importante para que as empresas da região possam atender a alta demanda deste setor", afirmou Almeida, destacando que o Paraná tem respondido bem e prontamente. "Sem esta resposta, o Estado corre o risco de ter de ceder espaço para trabalhadores de outras regiões", alertou.
O Prominp prevê seis projetos em todo o país. Deste total, dois dizem respeito ao Paraná: implantação de Centros de Exames de Qualificação (Cequal) e de um Centro de Excelência em Metalmecânica, em Araucária. Um Cequal já foi implantado na unidade CIC/Cetsam, em maio passado, em Curitiba, a partir de uma parceria entre o Senai Paraná e a Petrobrás. O primeiro Cequal do Paraná promove exames nas ocupações de Caldeireiro Montador e Caldeireiro de Manutenção. E o Centro de Excelência entrará em operação no primeiro semestre de 2008. Este projeto é fruto de uma parceria entre o Senai Paraná, a Prefeitura de Araucária e a Petrobrás.
Já os programas de qualificação profissional desenvolvidos a partir do Prominp estão previstos para iniciar no próximo mês. Para que estes programas sejam implementados no Paraná o governo federal destinou R$ 300 milhões. Na área da Construção Civil, estão previstos três cursos, com um total de 460 matrículas, que serão promovidos no Cietep, em Curitiba.
Para a área da Metalmecânica, o programa prevê a abertura de 5.960 matrículas, com 369 turmas. Os cursos serão promovidos no novo Centro de Educação Profissional do Senai, que está sendo montado na Rua Presidente Castelo Branco, em Araucária. O investimento de cerca de R$ 6,5 milhões, destinado para adequação da infra-estrutura, compra de equipamentos e manutenção da unidade, é do Senai Paraná. Com 3.590 metros quadrados de área, o novo Centro terá capacidade para atender cerca de 1,5 mil alunos por dia nos três turnos.