Nesta semana, técnicos da Prefeitura de Paranaguá e das empresas Águas de Paranaguá e Companhia de Água e Esgotos de Paranaguá (CAGEPAR) retomaram os estudos para compostagem de resíduos no município de Paranaguá.
Integrantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e da Agricultura, Pesca e Abastecimento e das empresas envolvidas reuniram-se na prefeitura e constituíram uma comissão técnica para estudos e encaminhamento de todas as providências a serem tomadas para a perfeita condução do projeto.
Na ocasião os técnicos da Semma apresentaram um projeto piloto de Compostagem com utilização do lodo da estação de tratamento de esgoto e resíduos de poda vegetal.
De acordo com o secretário da pasta, Paulo Emmanuel do Nascimento Junior, a compostagem é a transformação de resíduos orgânicos em adubo. “Com o projeto, após a fase de estudos técnicos, o resíduo de poda e o lodo da estação, que atualmente são enviados para aterro sanitário sem qualquer aproveitamento e transformados em adubo, serão destinados a viveiros da prefeitura, praças públicas, na recuperação das áreas degradadas do Lixão do Imbocuí e se possível na agricultura de subsistência de nosso município “, garante o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Emmanuel.
Os técnicos envolvidos neste projeto já visitaram a ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Atuba Sul, em São José dos Pinhais, para intercâmbio de experiências na área de compostagem.
O projeto em parceria com Cagepar e Águas de Paranaguá também prevê a promoção de atividades de educação ambiental e inclusão social com incremento de renda, através da produção demudas utilizando o produto da compostagem.