O Prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, participou de uma reunião com os moradores do entorno da PR-407 para anunciar as obras na rodovia que liga a BR-277 às praias e que têm sido alvo de protestos da população pedindo por mais segurança.
Acompanhado do secretário de Obras Públicas, Juarez Amates, o prefeito apresentou aos moradores o projeto, definido na quarta-feira (20) em reunião de diversas entidades com a Ecovia, que prevê a construção emergencial de 4 ilhas de travessia ao longo do trecho da PR-407 que corta vários bairros da cidade.
As obras começam na próxima segunda-feira (25) e as ilhas serão construídas nos seguintes pontos: no encontro da Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto com a PR-407, na saída do IFPR (Instituto Federal do Paraná), próximo à avenida Leonel de Moura Brizola e uma próxima ao acesso à Vila Garcia.
Construídas no meio da pista, as ilhas devem evitar que os usuários da via atravessem de uma vez só. Também serão instalados redutores de velocidade na pista de rolamento e a Prefeitura instalará iluminação especial nestes pontos, para que os motoristas possam visualizar ciclistas e pedestres. A previsão de conclusão das obras é de 30 dias.
O prefeito salientou que a prioridade é a segurança dos moradores. “Fomos bastante enfáticos na reunião que tivemos nesta semana no sentido de pedir melhorias em relação à segurança. Não podemos deixar que acidentes, fatais ou não, voltem a acontecer. Queremos, para a PR-407, as mesmas melhorias implantadas na entrada de Curitiba”, explicou.
Duplicação
Em relação à duplicação da PR-407, um antigo desejo e necessidade dos moradores do entorno da via, ficou decidido que as obras começarão no primeiro semestre de 2014.
Contratualmente, a obra estava programada para ocorrer em 2015. “As intervenções feitas agora são paliativas, pois a solução definitiva só vira com a duplicação e instalação de viadutos e outras soluções que viabilizem segurança à região”, afirmou o prefeito.