Jovem tinha 26 anos

Paranaense que lutava na guerra da Ucrânia morre durante combate como voluntário

Murilo Lopes Santos. Foto: Arquivo pessoal

Murilo Lopes Santos, de 26 anos, natural de Castro, região dos Campos Gerais, morreu em combate na Guerra da Ucrânia, na cidade de Zaporizhzhia. A informação foi confirmada pelos familiares. Murilo é o segundo paranaense que morre no confronto iniciado em fevereiro de 2022.

Segundo a família, Murilo desembarcou em Cracóvia, na Polônia, e pegou um ônibus até a divisa com a Ucrânia. Depois, ficou cerca um mês na cidade ucraniana de Ternopil. Nos últimos dias, estava em Zaporizhzhia, onde os russos estão invadindo com intensidade.

Em mensagens com a mãe, o jovem relatava que não queria mais voltar a morar no Brasil e que tinha escolhido a Ucrânia para viver. No Brasil, o jovem serviu o Exército por um ano e meio. Rosângela Pavin Santos, mãe de Murilo, afirmou que o filho tinha o sonho de seguir na carreira militar.

“Desde que ele saiu, ele nunca se desligou completamente. Ele fazia cursos online, aprendeu a língua, ele falava várias línguas. Ele fez o itinerário, comprou as passagens, foi sozinho, organizou tudo”, disse ao portal G1.

A notícia da morte veio por meio de um colega de combate de Murilo na sexta-feira (05). A família busca informações com o Itamaraty para trazer o corpo do filho para o Brasil.

Outros paranaenses na guerra

A guerra começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia. Em agosto do ano passado, o curitibano Antônio Hashitani, de 25 anos, morreu em combate na cidade de Bakhmut.

A Tribuna do Paraná também contou a história de outro curitibano, o Adilson de Andrade Ganzert, que entrou na Guerra da Ucrânia e voltou para casa no fim de 2022, fazendo uma surpresa para a família ao fantasiar de Papai Noel.

Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!
Vai encarar??

Vai encarar? Chácara pertinho de Curitiba proporciona esporte radical!

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!
Só R$ 0,75?

Como pagar menos EstaR em Curitiba? Dica pode salvar seu orçamento!

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”
Transporte

Parque Vila Velha recebe visita de animal “com alto risco de extinção”

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.