Consumidores paranaenses preferem bom atendimento a preços baixos. A conclusão está nas pesquisas da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR) em datas comemorativas. Questionados sobre o que mais motiva a compra, no Dia dos Pais 39% dos entrevistados falaram que priorizavam ser bem atendidos. Na segunda posição ficou a qualidade do produto, com 36%. O preço apareceu em último lugar, com 25% das respostas.

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Já no Dia das Crianças, 44% dos consumidores revelaram que a qualidade do produto é fator primordial na decisão de compra quando se trata de presentear uma criança. Já 39% responderam que o bom atendimento também é de grande motivação. Preço ficou em último, com 17% das preferências.

Para o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, os dados revelam que os paranaenses estão dispostos a investir, principalmente na hora de presentear. “O preço dos produtos não é empecilho para fechar a venda, apesar de importante ao consumidor. A compra é uma experiência repleta de elementos intangíveis, como a empatia estabelecida entre comprador e vendedor. O bom atendimento é o primeiro passo para criar o vínculo com o cliente e se essa experiência for ruim, a venda não acontece, não importa o preço”, avalia.

Cursos

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O Senac oferece cursos na área de vendas em suas 34 unidades no Estado. Há treinamentos rápidos com duração de uma semana, além de capacitações e cursos técnicos, presenciais ou a distância, destinados aos profissionais do comércio. Muitos desses cursos são gratuitos para a população, que pode se inscrever nas vagas ofertadas pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG) ou pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).