O professor Clóvis Martini de Barros, paranaense de Santo Antônio da Platina, se dedica há oito anos ao projeto pioneiro de ensino musical de violão e guitarra via internet. Nesse período, conquistou 16 mil alunos ao redor do mundo com seu material multimídia. No ano passado, Clóvis Martini de Barros recebeu o Certificado Internacional de Exelência de Qualidade – International Quality Service. Em janeiro deste ano, o Ministério da Educação o reconheceu como reinventor da Educação Musical.
Para Clóvis, não há diferença entre o músico que aprendeu presencialmente e pela web. ?Para quem é estrangeiro é mais difícil apreender a música brasileira. Mas eles estão acostumados com música clássica. No método tradicional, eles levariam um ano para pegar o swing?, conta o professor. O tempo de aprendizado do método elaborado por Clóvis é 70% menor.
Os interessados se cadastram no site http://www.dmusichouse.com.br. ?O próprio sistema faz a parte teórica?, explica Clóvis. Pela internet, é possível acessar aulas práticas, arquivos de vídeo e de som. A distância, o professor consegue saber se o aluno está tocando no ritmo.
Entre seus alunos estão Marco Pelissari, massoterapeuta de 48 anos que tem apenas 50% de visão, o dinamarquês Soren Storgoard, 18, que aprendeu a tocar música brasileira em apenas 2 meses, e Rodrigo Saraiva, 14, que já toca guitarra profissionalmente. Clóvis pretende lançar cursos de piano, teclado, baixo, flauta e bateria.