O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), Rogério Tizzot, apresentou o cronograma de investimentos do DER em restaurações para o próximo ano. De acordo com dados do departamento, o governo do Estado vai investir R$ 136,816 milhões para fazer 1.635 km de restaurações em 2004.
Para efeito de comparação, Tizzot lembrou os números apresentados pelas concessionárias ao DER que mostram as restaurações executadas pelas empresas nos últimos cinco anos (1998 a 2002). Conforme os dados, as empresas restauraram 865 km de rodovias, numa média de 173 km por ano. ?O número de restaurações apresentado é muito baixo se for considerado o valor que as empresas contabilizaram todos esses anos?, afirmou Tizzot, ao destacar que a arrecadação das concessionárias no período foi de R$ 1,6 bilhão.
Outro ponto salientado é o número de duplicações realizadas pelas empresas. Pelos dados repassados pelas próprias concessionárias ao DER foram 123 km de estradas duplicadas nos cinco anos, uma média de 24,6 km por ano. Tizzot lembra que apenas em 2004 o DER vai duplicar os 45 km da PR-467, entre Cascavel e Toledo.
Para Tizzot, o governo Lerner tem uma grande parcela de culpa no número reduzido de restaurações e de investimentos. ?Como o cronograma de obras e investimentos foi alterado por termos aditivos entre o governo e as concessionárias, deve-se considerar que houve, no mínimo, uma passividade do governo anterior ao aceitar e acatar essas propostas?, finalizou.
Durabilidade
Rogério Tizzot explicou que o serviço de restauração devolve a rodovia a seu ?ano zero?. ?É feita uma intervenção pesada que praticamente zera a vida útil da rodovia. É como se o usuário estivesse utilizando uma rodovia recém-construída?, afirma.
Tizzot lembrou que o abandono das rodovias paranaenses pelo governo passado acarreta hoje um custo muito alto ao poder público. ?Se tivesse ocorrido uma política de conservação nos últimos oito anos poderíamos estar investindo esse valor em obras de duplicação e ampliação de rodovias?, afirmou.
DER finaliza obras da PR-180
A Secretaria de Estado dos Transportes e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) concluíram as obras de recuperação da PR-180 do cruzamento com a PR-281, em Dois Vizinhos, até a cidade de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado.
Um dos principais acessos a Francisco Beltrão, a via é estratégica para região. A rodovia possui tráfego intenso de caminhões, carregados principalmente de feijão, milho e suínos. Para a recuperação dos 33 km e aumento da durabilidade da rodovia foi utilizada a técnica de lama asfáltica, que é mais econômica e ágil. ?Além de ser uma técnica mais barata, estamos utilizando a própria mão-de-obra do DER que acaba resultando em um custo final mais baixo na obra?, explica o secretário dos Transportes, Waldyr Pugliesi.
O diretor-geral do DER, Rogério Tizzot, afirma que a recuperação da PR-180 foi dividida em dois momentos. Na primeira fase o DER atuou para tapar os buracos e consertar as irregularidades da pista. Após isso, foi aplicada uma fina camada de asfalto na rodovia (lama asfáltica).
?A execução desses serviços por administração direta, ou seja, com mão-de-obra e equipamentos do próprio DER, nesse caso da Superintendência Oeste, em Cascavel, faz parte da política de valorização do setor público e retomada do comando e gestão das atividades através do Estado?, ressalta Tizzot. ?Podemos terceirizar algumas atividades específicas, mas o comando e a gestão precisam permanecer nas mãos do Estado.?