O governo do Paraná vai inaugurar amanhã, em Paranaguá, no litoral do Estado, o primeiro terminal público de álcool do País. O objetivo é oferecer uma alternativa que reduza os custos para os exportadores de álcool que utilizam o Porto de Paranaguá. A solenidade deve contar com a presença do ministro dos Portos, Pedro Brito, e do governador Roberto Requião (PMDB). Os recursos de R$ 13,7 milhões investidos na obra saíram dos cofres da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
O álcool será armazenado em tanques, com capacidade para 37,5 milhões de litros, que ocupam atualmente 32 mil metros quadrados no bairro Vila da Madeira. O terreno possui ainda 33 mil metros quadrados, onde poderão ser instalados novos tanques. Os navios podem ser descarregados e recarregados em 48 horas, o que permite atendimento de até 15 navios por mês. No local foram instaladas balanças, salas de operação e laboratório. O terminal liga-se ao cais público por dutos de aço.
A expectativa é que as indústrias de álcool do Estado utilizem o Porto de Paranaguá para exportar o produto. O Paraná possui 22 indústrias de álcool e açúcar e outras sete que produzem apenas álcool. No ano passado, foram responsáveis pela exportação de 270 milhões de litros de álcool. Para este ano, a previsão é de exportar 450 milhões de litros. O Estado tem 512 mil hectares com cana-de-açúcar.