Saúde

Paraná terá mais doses para campanha de vacinação contra gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começa mais cedo neste ano no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Atendendo a pedido dos governos dos três estados, o Ministério da Saúde autorizou a antecipação para 15 de abril. Ano passado, a imunização começou em 5 de maio. O número de doses para a região Sul foi ampliado de 5,3 milhões, em 2012, para 7,7 milhões. Só o Paraná receberá 2,8 milhões de vacinas – contra 1,9 milhão no último ano.

Segundo a Secretaria da Saúde, a justificativa para antecipação do início da campanha de vacinação é baseada no clima do Sul, que já apresenta temperaturas amenas desde o início de outono. De acordo com o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, o Ministério da Saúde acatou os argumentos técnicos que demonstram que a região é mais vulnerável às doenças respiratórias agudas, como a gripe. “Temos taxas mais elevadas de internamentos hospitalares e índices de mortalidade maiores em relação à gripe do que qualquer outra região do Brasil”, disse.

Outros grupos

“Esse aumento no número de doses possibilitará vacinar outros grupos, além dos tradicionais nas campanhas anuais (crianças até 2 anos, indígenas, trabalhadores de saúde, gestantes e idosos). O ministério definirá quais serão, mas adiantou que entre eles deverão estar os portadores de determinadas doenças crônicas e as mulheres no período pós-parto”, comentou o superintendente de Vigilância em Saúde no Paraná, Sezifredo Paz.

No ano passado, a Secretaria da Saúde imunizou quase dois milhões de pessoas no Estado. Apesar da campanha, entre janeiro e setembro o órgão registrou 1.112 casos de gripe H1N1, sendo que 40 pessoas morreram vítimas da doença. Já em relação à gripe comum, no mesmo período foram confirmados 752 casos e 15 óbitos.

Cadastro de interessados

Os laboratórios particulares, que também aplicam as vacinas contra a gripe, já se preparam para o início da temporada de maior incidência da doença em todo o Estado. O Laboratório Frischmann Aisengart já começou o cadastramento de interessados em se vacinar contra a gripe neste ano. De acordo com Milton Zymberg, diretor do laboratório, o lote estimado para ser recebido neste ano é de 40 mil doses -contra 27 mil no ano passado. “Tivemos picos de 1,5 mil vacinações diárias em nossas unidades e em empresas no ano passado”, lembra Zymberg.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo