Todo o Paraná possui risco elevado de incêndios florestais nas próximas 24 horas. Isso é o que alerta e mostra um mapa divulgado nesta quarta-feira (24) pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e válido até às 14 horas de quinta-feira (25).

continua após a publicidade

Na imagem é possível verificar que a parte norte do Paraná, em cidades como Londrina, Maringá e Umuarama, está representada pela cor vermelha, significando intensidade muito alta de incêndios florestais nessa região.

No recorte centro e sul do estado, em cidades como Curitiba, Ponta Grossa e Pato Branco, a situação não é muito diferente. Representadas pela cor laranja, as regiões possuem risco alto de incêndios.

Imagem: Simepar.

Conforme explica o meteorologista do Simepar, Samuel Braun a umidade baixa e o tempo seco aumentam o risco de incêndios florestais. “Essa sequência de dias de tempo mais seco, sem chuva e com umidade baixa aumenta também a possibilidade, o risco, de incêndios florestais. Isso inclusive deve, ao longo dos próximos dias, piorar essa situação até em função dessa condição de tempo seco que persiste pelo menos até a próxima sexta-feira”, diz.

continua após a publicidade

De acordo com Braun, o tempo segue estável, seco, quente e com poucas nuvens até sexta-feira. Já no sábado (27) a previsão indica possibilidade de chuva em algumas regiões, deixando o tempo mais instável.

Corpo de Bombeiros alerta ocorrência de incêndios florestais no Paraná

A incidência dos incêndios florestais no Paraná é uma preocupação apontada recentemente pelo Corpo de Bombeiros. Um relatório dos seis primeiros meses de 2024 mostra que o estado registrou 5.904 incêndio em vegetação. Em 2023, foram 2.673, ou seja, uma disparada de 133%.

continua após a publicidade

Além dessa situação, outro fator preocupante é que, geralmente, os meses entre julho e setembro são os períodos em que mais ocorrem incêndios florestais.

Em 2024 há ainda um fator extra: o La Niña, fenômeno que deixa o clima mais seco, propiciando o aparecimento de focos de calor e, consequentemente, incêndios. As últimas projeções indicam que ele ocorrerá, desta vez, nos meses de agosto, setembro e outubro.

Bom demais!

Restaurante tradicional de Curitiba tem cardápio recheado por apenas…

Charmoso!

Bosque secreto em bairro de Curitiba é um Oasis! Vem saber onde fica!

“Olha nossa rua”

Alô, Greca!! Vai resolver ou não?? Moradores na bronca com B.O. em bairro nobre!


RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.