Paraná tem a melhor vigilância epidemiológica do Brasil

O Paraná tem a melhor Vigilância Epidemiológica e Ambiental de todo o País. A avaliação é do Ministério da Saúde, que concedeu ao Estado a maior nota: 74,86. A avaliação do controle estadual de doenças como meningite, dengue e raiva humana tomou por base o ano 2000 e foi divulgada este ano. No ranking anterior, de 1999, o Paraná ocupava o sétimo lugar, com índice de 58,45.
“Essa colocação demonstra o envolvimento técnico e a seriedade do trabalho desenvolvido no Estado”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Carlos Sobania.
Para chegar a esta nova posição, que garantiu ao Paraná o conceito “muito bom” em epidemiologia, área responsável pelo controle e prevenção de doenças, o ministério avaliou 13 atividades de saúde. Foram pesquisados itens como sistemas e informações, cobertura vacinal e diagnóstico laboratorial das doenças de notificação compulsória.
O Paraná obteve os melhores conceitos nos sistemas de informações sobre a mortalidade e controle de nascidos vivos e nas coberturas vacinais de doenças como sarampo, pólio, BCG e raiva animal.
Em segundo lugar no ranking ficou Santa Catarina, com nota 73,31 e, em terceiro, o Rio Grande do Sul, com 73,15. São Paulo aparece em quarto lugar, com nota 72,38. Rio de Janeiro ocupa a 10ª posição (53,96) e Minas Gerais a 12ª (52,26). As piores notas são do Pará (31,93), Maranhão (34,71), Rio Grande do Norte (35,39) , Rondônia (37,64) e Amazonas (39,57).
Por causa desses bons resultados, a região sul ocupa a primeira posição entre as demais. Em seguida, vem a região Sudeste, e depois o Centro-Oeste, seguido de Nordeste e Norte. A pesquisa do Ministério da Saúde também mostrou melhora no índice nacional, que subiu de 49,56 para 53,14.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo