Paraná tem 5 mil placas destruídas por ano

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Rogério Tizzot, informou na sexta-feira que 5 mil placas de sinalização são danificadas e destruídas anualmente nas estradas paranaenses.

Tizzot lembra que esse número reflete apenas as estradas que estão sobre controle do estado, sem contar as concessões ou as estradas federais. ?É um número elevado que causa um custo de R$ 1.450 milhões aos cofres públicos, um gasto a mais e desnecessário se a população colaborasse e denunciasse que vandaliza o patrimônio público?, afirma Tizzot.

A principal forma de vandalismo é o furto das placas; pois o material de fabricação – aço zincado – é muito utilizado por latoeiros, ferro velhos e até mesmo para a construção de coberturas de barracões.

Tizzot explica que além dos furtos, muitas placas são alvos de depredação que acabam inutilizando-as. ?Principalmente perto das áreas urbanas, a sinalização é constantemente danificada por pichações e por tiros de arma de fogo, um desrespeito ao patrimônio público?, ressalta.

Na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) se concentram os maiores índices de vandalismo e furtos de placas. A Rodovia da Uva (PR-417) e a Rodovia dos Minérios (PR-092) são os locais onde mais se verificam os atos de depredação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo